Porque meu site não aparece no Google?

Esta talvez seja a pergunta mais feita por proprietários e mesmo alguns desenvolvedores de sites.

Obviamente todos querem ficar melhor posicionados sem ter que pagar para isso.

A resposta não é simples, mas vou tentar explicar o funcionamento e os principais pontos verificados pelo Google (o maior). Na verdade quase ninguém conhece ao certo o algoritmo usado para qualificar os sites, mas com base na minha experiência (que tem funcionado), aí vai…

Um robô varre os sites da Internet (acredita-se que uma vês por mês em média) verificando o conteúdo e consistência dos mesmos por meio de um algoritimo definindo assim seu posicionamento nos resultados que são definidos por:

– A consistência do conteúdo é basicamente o texto em conformidade com o código-fonte (palavras-chave, meta-tags, título, etc).

Alguns desenvolvedores acrescentam palavras-chaves que nada tem a ver com o conteúdo do site para tentar ‘enganar’ o mecanismo. Embora isso possa funcionar  num primeiro momento com alguns buscadores, certamente o site vai ser penalizado, podendo perder posição nos resultados (ranking) ou até mesmo serem banidos definitivamente.

–  A linguagem de programação das páginas e código validado.

Sites em ‘Flash’, por exemplo, ficam até mais bonitos e fácil de desenvolver, porém sómente recentemente o Google começou desenvolver técnicas de verificação (ainda muito rudimentares) destes sites, até então nem mesmo eram verificados. Outros buscadores nem tenho informações que verifiquem.

Linguagens mais atuais (XHTML / CSS ) e corretamente escrita (código validado pelo ‘W3C’) certamente ficarão melhores posicionados.

– O tempo de existencia do site.

Conforme o tempo que o site está no ar, a tendencia é ‘subir’ nos resultados. O site não aparece imediatamente quando publicado, mas somente depois de ‘indexado’ pelo buscador.

– A organização dos menus e links para outras páginas e conteúdo externo.

Além dos menus estarem bem organizados e consistentes com o conteúdo das páginas, os ‘títulos’ dos links também devem ser condizentes.

– A acessibilidade está se tornando um fator importante.

Alguns mecanismos de busca já tem ou estudam a implementação de verificação de acessibilidade dos sites para deficientes visuais. Isso inclui uma série de regras como fontes, descrições de imgens, cores e, principalmente a organização do site em geral.

Sem dúvida esse é um fator importantissimo tanto com relação aos buscadores como às visitas ao site por pessoas com alguma restrição visual ou totalmente sem visão (usando leitores de tela).

Uso de frames é condenado.

Já a algum tempo os mecanismos não posicionam bem sites com frames, popups e links em janelas externas, isso vem se reforçando com a implementação das regras para acessibilidade.

– A atualizações do conteúdo, relevancia e consistência das meta-tags também são de grande importancia.

Quando o site fica muito tempo sem atualizações, ele começa a perder posições, daí a importancia de atualizar os sites constantemente.

– O nome do domínio.

Embora não pareça ter importancia, o ‘título’ do site constando no domínio aumenta significativamente a consistencia e consequentemente o posicionamento no ranking.

Estes são os tópicos mais relevantes que notei e uso depois de muitos e muitos testes. Veja um exemplo:

Google

Resultado da busca no Google por 'provedor de hospedagem'.

Qualquer dúvida ou pergunta, fique a vontade para postar seu comentário.

8 ideias sobre “Porque meu site não aparece no Google?

  1. AMHost Autor do post

    Alessandra,
    Otimizar um site nada mais é que corrigir o código-fonte do site para ficar de acordo com as regras citadas neste post.
    Em alguns casos corrigir e rerranjar algumas linhas do código-fonte melhora significativamente o ‘ranking’, em outros, mais extremos, chega a ser necessário refazer totalmente o site por ser levado em consideração também o conteúdo, design e linguagem de programação.
    Quanto ao valor, depende desses pontos e ainda o tamanho do site (quantidade de páginas a serem alteradas).
    Você pode entrar em contato conosco por email para avaliarmos melhor seu caso.

  2. Márcio P

    Bom tenho este web site mas ele não aparece na busca do google vc poderia ver se tem alguma coisa de errado com o meu por favor preciso muito , obrigado desde já, e se postar aqui me manda por email o diagnostico do que vc acha o que devo fazer …

  3. AMHost Autor do post

    Márcio, se o site é novo, é normal levar algum tempo para os ‘phishings’ dos mecanismos de busca detectarem seu site.
    De qualquer forma, na realidade, esse é um assunto importante que deve ser considerado durante o desenvolvimento, que são basicamente os pontos acima.
    No caso específico do seu site, basta verificar no W3C que está completamente desestruturado e não passou por um processo básico de projeto (provavelmente site pronto ou modelo) como pode verificar no link:
    http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2Fwww.maniateenmania.webs.com&charset=%28detect+automatically%29&doctype=Inline&group=0

    Certamente corrigindo os 90 erros apontados melhoraria seu PR, mas ainda deve considerar as ‘meta-keys’ relacionadas aos assuntos e sua consistencia.

  4. Renata

    gostaria de saber porque no google nao aparece o site da minha empresa enves de oropendola aparece um nome em ingles tipo document…………..estou pagando mensalmente e nao aparece corretamente.

  5. AMHost Autor do post

    Olá Renata,
    Acabo de fazer uma busca por aqui… Nos resultados aparecem vários resultados para páginas centrais do seu site. No caso do primeiro, ao menos na minha busca, é para um site de registro de domínios.
    Acontece que, por algum motivo, sua página inicial não foi indexada pelo Google.
    Examinando rapidamente o código-fonte da sua página inicial, pude verificar uma má contrução do código -fonte como uso de tabelas, não estar de acordo com os padrões W3C e não tem conteúdo nenhum para ser indexado (somente imagens ).
    Pode ser que com o tempo o Google indexe sua página inicial, porém, jamais terá um bom pagerank. Se nem pesquisando pelo domío ele aparece, imagine buscando pelo conteúdo…
    Se me pedisse uma opnião, diria para reestruturar ao menos sua página inicial, pois é ela que ‘chamará’ visitas ao seu site.
    Neste blog você obtém dicas importantes para fazer isso da mehor forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *