Disco virtual ou HD virtual.

Um disco virtual é um espaço no seu domínio dedicado a armazenar arquivos digitais. Basicamente é uma ‘pasta’ no seu servidor que pode ser acessada remotamente. Muito útil para armazenar fotografias descarregadas de câmeras digitais durante uma viagem, documentos de trabalho para serem acessados em outros locais (tabelas de preços, planilhas…), backup de arquivos importantes, etc.

Se você tem um plano de hospedagem com cPanel, pode facilmente criar um Disco Virtual ou contratar um plano AMHost.

Para criar seu disco virtual siga as seguintes etapas:

1) No seu cPanel, em “Arquivos”, clique em “Disco virtual”Disco Virtual 012) Leia atentamente as instruções apresentadas na tela a seguir, elas lhe fornecerão os dados para acesso ao seu Disco Virtual.

3)  Preencha os dados:

Usuário e senha – Os dados que serão pedidos ao acessar seu disco virtual.

Diretório – Onde será criado seu disco. Ex. “www.amhostbr.com/disco”. Preencha apenas disco e o diretório será criado no seu domínio.

4) Clique em “Criar”. Nessa etapa você pode também proteger seus arquivos seguindo instruções na tela.

Disco Virtual 2

5) Clique em “Voltar” e no botão “Acessar Disco Virtual”.

Disco Virtual 36) Escolha seu Sistema Operacional (mais comum atualmente é o Windos XP) e salve o arquivo.

Disco Virtual 04

7) Execute o arquivo salvo no seu computador. No final da instalação aparecerá a tela abaixo.

Disco Virtual 05

–  Preencha seus dados de usuário e senha (inseridos na etapa anterior). Existe a opção de salvar sua senha para não ter que preencher toda vez que acessar o Disco Virtual.

Agora você tem um atalho na área de trabalho para seu disco virtual e pode trabalhar com ele como se fosse tranferir arquivos locamente (nos seus discos locais).

Disco Virtual 06

O Disco Virtual pode ser acessado pelo Windows Explorer em “Meus locais de rede”, pelo atalho na área de trabalho e remotamente de qualquer computador com acesso à Internet.

Você pode criar vários Discos Virtuais para organizar melhor seus arquivos desde que não ultrapassem o limite contratado no seu plano de hospedagem.

Dúvidas? Poste seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *